Rua Gregório Perez, 37 - Cavalhada - Porto Alegre/RS
- (51) 3737-3985
- (51) 99304-9393
"Parte do seguro-desemprego deveria ser paga por empresas", diz Lula
Fonte: InfoMoney
Karin Sato
Perante a possibilidade de aumento das demissões, por conta da crise financeira internacional, jornalistas perguntaram ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito de uma possível ampliação no número de parcelas do seguro-desemprego.
Segundo a Agência Brasil, ele respondeu que parte dos recursos do seguro-desemprego deveria ser paga pelos empresários.
"Acho que os empresários deveriam pagar uma parte com os lucros que eles acumularam. O governo não vai deixar de assumir a responsabilidade de cuidar dos trabalhadores, mas nenhum empresário ainda tem motivo para mandar um trabalhador embora", disse, após almoço no qual homenageou o presidente de Cuba, Raúl Castro, no Itamaraty, na quinta-feira (18).
Empresários têm responsabilidade
Na opinião de Lula, as empresas devem ter como prioridade evitar que a parte mais fraca da cadeia, os trabalhadores, seja prejudicada. "Não há nenhuma razão para que os trabalhadores sejam mandados embora. É só analisar os números do comércio".
Ele afirmou ainda que "o papel do empresário agora não é encontrar um jeito de ficar mantendo o mesmo lucro. O papel do empresário agora é trabalhar de forma muito rápida, junto com o governo, para evitar que a crise chegue à sociedade brasileira".